quarta-feira, junho 01, 2016

É Preciso ter Formação Superior para ser Ator ou Atriz

O curso
é de nível superior
e dura quatro anos. 

Quem pensa que basta ser bonito(a), ter se apresentado em peças de teatro amador ou fazer alguns testes para atuar em novelas ou filmes está enganado. Atualmente, para se tornar um ator ou uma atriz, é preciso ser aprovado num vestibular e realizar um curso de artes cênicas. 
As atividades cênicas podem ser exercidas em cinema, televisão e teatro. A formação em nível superior é necessária porque são atividades que exigem uma vasta abrangência cultural confirmada por um título de licenciatura e/ou bacharelado. Obviamente o talento é importante mas não é suficiente. 
Os cursos contêm disciplinas teóricas e aulas práticas. Os alunos aprendem a dominar técnicas vocais, expressões corporais e interpretação dramática. Em algumas faculdades e universidades, o curso exige que, já na inscrição para o vestibular, o interessado escolha uma especialidade: direção, cenografia, indumentária ou interpretação dramática. O título de licenciatura permite que o profissional atue como professor em cursos básicos e livres. Ele pode também trabalhar como arteterapeuta, profissional que usa a interpretação dramática como terapia para melhorar as condições de vida de pessoas idosas e portadoras de doenças graves ou deficiências físicas e mentais. 
O cenógrafo - especialista em cenografia - concebe o cenário. É ele quem escolhe os móveis e outros objetos que compõem uma cena de um filme, uma novela, um seriado ou uma peça teatral. Ele também escolhe as cores, o nível ideal de iluminação e determina todos os detalhes que caracterizam uma época e um local, como, por exemplo, Roma na Antiguidade ou a cidade de São Paulo em 1920.
Quem coordena todos os elementos envolvidos na encenação é o diretor teatral, que geralmente é chamado simplesmente de "diretor". É ele quem escolhe os atores e as atrizes que comporão o elenco, define o figurino (a indumentária) e orienta todo o elenco nos ensaios e nas gravações. 
O dramaturgo (especialista em dramaturgia) é o redator das peças teatrais, dos filmes, das novelas, etc. Não deve ser confundido com o roteirista, que é o autor dos roteiros. O dramaturgo trabalha individualmente e/ou em equipe, escrevendo suas próprias obras ou fazendo adaptações de histórias reais ou fictícias, livros, etc. Também produz textos para documentários e faz adaptações de textos de qualquer tipo utilizando linguagens mais adequadas para cinema, televisão ou teatro. 
Os profissionais em dublagem - isto é, os dubladores - geralmente são também atores e atrizes. Se o personagem a ser dublado for feminino, é lógico que a dublagem será feita por uma dubladora. A dublagem consiste em substituir as falas de atores e atrizes de filmes estrangeiros fazendo uma versão para o idioma nacional. No Brasil este tipo de trabalho é comum em filmes e seriados estrangeiros exibidos pela televisão. Os dubladores também dão suas vozes a personagens de filmes de animação. 
O profissional de artes cênicas em qualquer uma destas especialidades pode, ainda, dar aulas de interpretação - inclusive interpretação de textos - em escolas de ensinos fundamental e médio. Para isto basta que ele comprove que tem o título de licenciatura. 
O produtor viabiliza a apresentação de peças teatrais e espetáculos em geral e a produção de filmes, seriados e novelas. E ele quem tem que conseguir patrocínios e administrar orçamentos. Portanto, precisa ter o apoio de um economista. Cabe ainda ao produtor providenciar os locais para os ensaios e para as gravações das cenas e tudo que for necessário para a produção. 
Seja qual for a especialidade escolhida pelo(a) interessado(a), a teoria teatral é uma disciplina indispensável. É através dela que são estudados a história e os aspetos teóricos e práticos do teatro, do cinema e das artes cênicas em geral. São conhecimentos muito úteis para o profissional que futuramente desejar escrever um livro didático ou se tornar um crítico de cinema, teatro ou televisão. 

Ilustração: Arquivo Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.