quinta-feira, março 19, 2015

O medo de fracassar vem do medo de mudanças.

O medo de mudanças
é o caminho mais curto em direção ao fracasso.
O verdadeiro profissional
vê todas as mudanças
como novas oportunidades
para aprender mais.



Muitos fatores externos se tornam causas para péssimos desempenhos profissionais: sistema de ensino ruim (o do Brasil ainda é um dos piores do mundo), escolha da profissão inadequada, etc. Entretanto, muitos dos principais inimigos do sucesso profissional vem de dentro da própria pessoa. Entre estes, acredito que o pior é o medo de fracassar. Na verdade, o medo de fracassar é o medo de mudar, e este significa que o profissional reconhece sua própria incapacidade de realizar suas funções. Acomodado com as funções que já desempenha, como o modo pelo qual trabalha, ele vê nas mudanças a necessidade de desenvolver novos métodos, de pensar em novos objetivos. 
Em todas as empresas as mudanças são sempre necessárias. Na vida profissional autônoma também. As mudanças não ocorrem porque as queremos, mas porque precisam ocorrer, mas há profissionais que tem medo delas. Isto significa medo de tentar se adaptar a novas realidades. Há pessoas que cometem o absurdo de dizer: "Se você tentou e não conseguiu, destrua todas as provas de sua tentativa." Na verdade você deve guardar, preservar cuidadosamente todas as suas provas. Guarde-as porque mais tarde você mesmo precisará delas para analisá-la e descobrir os erros que não podem se repetir e podem ser evitados na próxima vez.
Ninguém é infalível. Se você se dedicar mais a ler biografias de pessoas bem sucedidas, verá que o sucesso delas sempre veio depois de uma sucessão de fracassos. Quem não tenta, não acerta. Se não erra, não aprende. Se não aprende, limita-se a fazer bem o que já sabe e perde a oportunidade de aprender o que não sabe e de aprender a fazer o que já sabe ainda muito melhor. Assim, outros profissionais lhe passam à frente.
Jamais esconda seus fracassos. Não o odeie. Aceitá-lo não significa resignar-se ao sucesso. Nossos fracassos são os passos mais importantes em direção ao sucesso. O direito de errar é tão importante quanto o de acertar. Todo o Universo é repleto de coisas antagônicas, e é exatamente isto que o faz permanecer numa expansão que nunca pára. Uma coisa só pode existir se o oposto a ela também existir: homem/mulher, macho/fêmea, claridade/escuridão, luz/sombra, racional/irracional, etc. Se temos momentos alegres, é porque às vezes temos momentos tristes. Só existe o feminino porque há o masculino, e vice-versa. Portanto, para que o sucesso exista, é preciso existir o fracasso. Não há ganhos sem perdas. Muitas pessoas que são potencialmente capazes de de se tornarem grandes líderes nunca conseguirão isto porque o medo de aceitar novas oportunidades faz com que elas deixem suas vagas para outras.
Quem não se arrisca a errar não pode conseguir acertos. Nossos fracassos são os principais fatores que nos levam ao sucesso. Quem tem medo de fracassar já está sendo derrotado por si mesmo, pelo seu próprio medo, pela sua insegurança. É como se reconhecesse sua própria incompetência. Nossas atitudes é que determinam se nossos fracassos nos destruirão ou nos edificarão, mas quem não assume novas atitudes frequentemente, com certeza já estará garantindo garantindo seu próprio fracasso. 


Foto: Arquivo Google