quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Informação Falsa no Currículo Faz Candidato Perder Todas as Possibilidades de Emprego

Apenas uma informação falsa
já basta para arruinar
toda a carreira profissional. 


Quando você consegue que um empregador marque uma data para uma entrevista para emprego, esteja certo de que até o momento em que a entrevista ocorrerá, o empregador já estará a par de muitas coisas que ele quer saber sobre você. Acredite: as atuais tecnologias de informação permitem isto e até muito mais. Portanto, se você incluir no "curriculum vitae" qualquer informação falsa ou exagerada, ele perceberá a mentira no momento em que a ler. Sem que você saiba, a informação de que você costuma mentir sobre suas experiências profissionais poderá se espalhar de empresa em empresa, e sua carreira estará arruinada.
É grande o número de pessoas que costumam mentir através dos currículos quanto a formações, cursos, experiências, etc. No entanto, os especialistas garantem que a falsidade nessas informações é facilmente detectada tanto no momento da leitura dos currículos quanto durante as entrevistas. Uma publicação feita no 
g1.globo.com em 2012 informa que Renato Grinberg, diretor-geral da Trabalhando.com, disse que há casos como, por exemplo, o de um empregador que fez contato por telefone com um candidato que afirma ter bom domínio de inglês e, na conversa, descobriu que isto não era verdade. Uma situação constrangedora para o empregador e para o interessado no emprego.
Mentir no currículo ou na entrevista é um ato que pode custar muito caro para quem o pratica. Se a mentira não for descoberta na entrevista ou na leitura do currículo, é claro que a verdade será revelada já nos primeiros dias de atividades no emprego. Se o  recrutador contratar uma pessoa acreditando que ela tenha os quesitos necessários para as funções, a verdade virá à tona durante o trabalho. Embora recentemente contratado, é óbvio que tal pessoa será demitida - ou, como se diz em casos assim, "dispensada". Mesmo que não seja demitida por justa causa, a demissão e o motivo sempre serão descobertos por outras pessoas no futuro.
Existem empresas especializadas em detectar informações falsas em currículos. São empresas especializadas em gestão de recursos humanos e competências profissionais. Elas utilizam diversos sistemas para verificar se as informações contidas em currículos ou fornecidas pessoalmente pelos candidatos a empregos são verdadeiras. Se num desses currículos houver uma informação que não seja verdadeira, isto será detectado e trará grandes prejuízos ao candidato.