sábado, janeiro 24, 2015

Funções do Tecnólogo em Gestão de RH

O tecnólogo em gestão de RH
precisa dominar conhecimentos
de diversas áreas profissionais. 
Gerenciar planos de carreira,
analisar estratégias institucionais
e elaborar planos de recrutamento
são apenas
algumas das funções
do tecnólogo
em gestão de RH.


Muitos jovens estão dizendo que pretendem escolher a profissão de tecnólogo em gestão de recursos humanos por considerar esta uma das profissões mais promissoras. Em sempre digo e continuarei a dizer: a profissão mais promissora é e sempre será aquela para a qual a pessoa que a escolher tiver talentos. Digo também que "talento" não é o mesmo que "vocação". Por favor, leia mais sobre isto neste artigo.
Citarei aqui alguns quesitos necessários para o bom desempenho de um tecnólogo em gestão de RH. Em primeiro lugar você precisa saber que o profissional dessa área terá que dominar bem conhecimentos de várias áreas, tais como administração empresarial, ética, contabilidade, informática e relações trabalhistas. O curso é de nível superior e as atividades profissionais incluem as de assistente de departamento de pessoal; supervisor de cargos, salários e benefícios; gestor de conflitos; analista de treinamentos e de recursos humanos; gerenciamento de comportamento organizacional; etc. A lista de atividades é enorme, não é possível citar todas aqui, mas as aqui citadas são as principais. 
Podemos resumir as atividades de um tecnólogo em gestão de RH dizendo que suas atividades se relacionam a tudo que se refere a recursos humanos: relações com sindicatos, relações de trabalho, recrutamento, seleção de funcionários, planos de cargos e salários, avaliação de desempenhos de funcionários, etc. Se você se sente preparado para isto, siga em frente. Porém, eu aconselho que busque conhecer melhor seus talentos e veja quais deles combinam com suas vocações. Somente depois disto, fala sua escolha. O mercado de trabalho não prioriza profissões, prioriza capacidades profissionais. 

Fontes: