sexta-feira, setembro 04, 2015

Quais profissões estarão "em alta" no Brasil em 2016?

Em qualquer situação,
a profissão mais promissora
para você
será aquela

para a qual
você tem mais aptidões. 

Já estamos em setembro de 2015 e, como sempre ocorre nesta época todo ano, que representa maior proximidade do ano seguinte, muitos dos jovens que estão preparando para os próximos vestibulares ou para ingressos em cursos técnicos ainda pensam sobre quais profissões devem escolher. Essa preocupação se torna maior por causa da profunda crise econômica pela qual o país está passando e pela falta de perspectivas de melhora da situação para 2016. Portanto, não são apenas as pessoas que ainda ingressarão num curso que têm motivos para se preocuparem. A mesma situação deve ser bem analisada por todos os que estão desempregados e empregados.
Mais do que nunca, urge a necessidade de se preparar bem para o próximo ano, até mesmo para quem exerce sua profissão e está no emprego há muito tempo ou trabalha por conta própria. Não tenho a intenção de aumentar as preocupações das pessoas, mas a verdade inegável é que a situação está cada vez mais grave, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. O pior é que, com o imenso número de demissões que ocorreram este ano, as pessoas que concorrerão ao primeiro emprego no próximo ano já terão como concorrentes outras pessoas em igual situação, mas seus principais concorrentes são os que já foram empregados. Isto porque os que perderam seus empregos têm uma pequena vantagem a mais: a experiência prática.
Numa situação assim, é preciso observar uma coisa: em muitos sites e blogs, programas e entrevistas em rádio e televisão, são mencionadas as "profissões mais promissoras", "as que abrirão mais chances de ingresso no mercado trabalho", "as que oferecerão possibilidades de salários melhores", etc. A verdade é que, para cada pessoa, a profissão mais adequada sempre será aquela para a qual ela tiver mais aptidão. Por isto quem quer obter sucesso profissional em 2016 já deveria estar se preparando para isto desde 2013 ou antes, mas ainda há tempo para planejar algumas coisas. Afinal, o planejamento não pode ser interrompido.
Não se limite apenas a pensar em você e sua própria situação. É preciso manter-se informado para avaliar também as situações das empresas para as quais você provavelmente trabalhará. Para evitar problemas maiores, todas as empresas estão sempre fazendo e refazendo planejamentos de curto, médio ou longo prazos para se adaptarem às constantes novas situações nacionais e internacionais. Por isto cada profissional precisa fazer a mesma coisa, mesmo se pretende trabalhar por conta própria ou sem vínculos empregatícios. Nesses planejamentos, o profissional precisa incluir a avaliação do mercado. "Avaliar o mercado" significa detectar oportunidades aproveitáveis e possíveis problemas que devem ser evitados. Isto significa que há forças que devem ser mantidas e fraquezas que não devem ser eliminadas, mas transformadas em forças. Pode parecer difícil, mas lembre-se que "difícil" não significa "impossível".
Com ou sem crise econômica no país ou no mundo,
o mercado de trabalho sempre apresenta oportunidades e dificuldades. A população não para de aumentar, e com o tempo também aumentam o índices de pessoas aptas ao ingresso no mercado. Neste contexto, se você já estiver empregado, precisa analisar novas posições na empresa, a possibilidade de ir trabalhar para outras empresas, novos nichos, novas leis, ou seja, os movimentos do mercado. Verifique todas as possibilidades de mudanças, porque mudanças, mesmo quando não as queremos, sempre são necessárias e poderão ocorrer até mesmo sem que as esperemos. Por isto é importantíssimo ficar atento aos concorrentes diretos e indiretos dentro da empresa e fora dela, mudanças na empresa, movimentos do mercado, etc.
Aí surge a necessidade de responder à seguinte pergunta: "Como faço para identificar minhas fraquezas e minhas forças?". A resposta: "esqueça o que dizem sobre 'esta ou aquela profissão mais promissora', ou 'esta ou aquela que ampliará condições de melhores salários ou mais vagas', etc.". Invista nas suas aptidões profissionais. O mercado de trabalho não dá maiores chances às profissões, e sim aos melhores profissionais.
Não faça testes de aptidão pela internet. Para os resultados necessários, eles precisam ser feitos presencialmente. Para que você saiba por que digo isto, leia aqui, aqui e aqui. Se você ainda pretende ingressar numa profissão, um teste vocacional com certeza ajudará muito na sua escolha. Não faça testes online, você precisará do acompanhamento presencial de psicólogos e outros profissionais especializados. Esses testes costumam ser oferecidos através de institutos de psicologia, e deve haver alguns institutos idôneos para isto na cidade onde você reside. Procure-os e veja as melhores condições para você realizá-los.

Foto: Arquivo Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.