sexta-feira, janeiro 16, 2015

Domínio de Oratória é Muito Importante em Qualquer Profissão.

Hoje em dia,
ser um ótimo orador
é importantíssimo em qualquer profissão. 
Um bom orador
sabe que "oratória"
significa que falar 
é tão importante
quanto ouvir. 



Algumas pessoas dizem que sempre veem anúncios de cursos de oratória, mas não veem anúncios de "escutatória". Atribui-se esse pensamento ao psicanalista e educador brasileiro Rubem Alves, tentando dizer que as pessoas se preocupam mais com a importância de falar do que com a de ouvir. Quem realmente já frequentou bons cursos de oratória sabe que eles são também cursos nos quais se aprende a importância de ouvir. 
Aquela história de dizer que "oratória é a arte de convencer o ouvinte" já está ultrapassadíssima. Um bom orador sabe que a oratória é um conjunto de técnicas adequadas para apresentar um discurso sem colocar em risco as qualidades pessoais do orador. Por isto, o orador não tenta convencer forçosamente a audiência. Em vez disto, limita-se a dar-lhe informações importantes através de meios que visem entretê-la durante a apresentação. Portanto,  em se tratando de oratória, a palavra "convencer" deve ser mudada para "mostrar razões devidamente fundamentadas", dando aos ouvintes o direito de discordar delas e de manifestar suas opiniões, já que eles já ouviram a do orador. A oratória é uma forma de comunicação. "Comunicação" significa "troca de informações". Isto quer dizer que um bom orador é uma pessoa que informa e busca receber da audiência outras informações sobre o mesmo assunto. 
O tão mundialmente debatido fenômeno chamado "globalização" (na verdade, "globalização econômica") começou por volta do século XIV, quando o comércio começou a se expandir através das navegações marítimas promovidas pelas nações europeias. Esse debate se intensificou a partir do final  da década de 1990 por se tornar um fenômeno de integração mundial sob os pontos de vista econômico, social, cultural e político impulsionado principalmente por causa do avanço tecnológico e do barateamento dos meios de comunicação. Isto contribuiu para que os sistemas de comunicação avançassem ainda mais, especialmente a partir da primeira década do século XXI. Esses avanços permitiram a intensificação do comércio entre países. Para facilitar ainda mais as transações comerciais internacionais, intensificaram-se as criações de blocos econômicos, que são grupos formados por países vizinhos entre si (como o Mercosul, por exemplo) para promover quedas de barreiras tarifárias para facilitar o comércio internacional de bens e serviços produzidos neles.
Tudo isto faz com que, no Brasil, por exemplo, profissionais de todas as áreas tenham a necessidade de ter excelente domínio de inglês, espanhol e pelo menos mais um outro idioma estrangeiro - preferentemente o francês. Também basta vermos o crescente número de programas de televisão com entrevistas sobre saúde para vermos que todo médico precisa estar preparado para participar desses programas. É dever de todo médico zelar pela saúde da população do país; portanto ele não poderá dizer "não" ao receber um convite para uma entrevista, uma palestra, etc.
Profissionais de qualquer outra área estão nesta mesma situação. Eles podem ser convidados a qualquer momento para falar em público sobre temas relacionados a suas respectivas profissões, e um bom profissional é aquele que precisa deixar de lado a timidez e aceitar os convites que surgirem. O profissional que se nega a falar em público passa a impressão de que tem dúvidas se ele está em condições de falar sobre sua profissão, o que será muito ruim para si mesmo. Meu conselho: se você ainda não fez um bom curso de oratória, faça-o. Quanto mais cedo você providenciar isto, será melhor para você. 

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