quinta-feira, maio 08, 2014

O que as Pessoas Pensam Sobre Você pode Ser Muito Mais Importante do que Você Imagina.

Foto: Arquivo Google
Em muitas circunstâncias na vida, 
não se importar com o que outras pessoas
pensam ou dizem de você
pode ser um erro fatal.


Você não precisa nem deve deixar de ser quem e como você é só para agradar outras pessoas, mas isto é muito diferente de preocupar-se ou não se preocupar com o que outras pessoas pensam de você. Toda pessoa quer se sentir amada pelas outras e tem necessidade disto. Porém, para isto, é preciso ter muito cuidado com seu próprio comportamento. Estes cuidados incluem o nível de linguagem ao conversar com alguém em locais onde você pode ser ouvido(a) por outras pessoas, a forma como você se veste para ir a determinados locais (uma festa, uma cerimônia de formatura, uma entrevista para emprego, etc.), o que você posta nas redes sociais da Internet, etc. Isto significa que você tem que mudar seus gostos ou suma maneira de ser para agradar outras pessoas? Não. Significa que você apenas precisa manter uma boa dose de bom senso. 
"Bom senso", neste caso, significa não exagerar na preocupação sobre o que pensam de você e, ao mesmo tempo, observar a devida importância que tem o que outras pessoas dizem e pensam sobre você. A inobservância disto lhe causar consequências sérias que talvez você nem imagine. Não somente pode lhe impedir de conseguir empregos como pode acabar com sua carreira profissional mesmo antes de você iniciá-la.
Numa entrevista para emprego, se você não estiver vestido(a) adequadamente, com certeza o empregador lhe fará perguntas (às quais você deve sempre responder dizendo toda a verdade), tratará você como se fosse um visitante importante, servir-lhe-á um cafezinho, etc., mas em seguida lhe dirá que entrará em contato com você por telefone tão logo ele necessite de uma pessoa com seus atributos. Acredite: dependendo da maneira como você fala, da forma como você se veste e de tudo que você responder quando ele lhe perguntar (geralmente, numa entrevista para emprego, as perguntas são para saber se você é uma pessoa bem informada), o tal telefonema nunca ocorrerá. Mesmo que você já tenha um emprego, já tenha conquistado a credibilidade na eficácia do seu trabalho e comprovado a sua competência, você corre alto risco de perder o emprego se não se preocupar adequadamente com a forma como você se veste, a forma como você conversa até com seus colegas de trabalho, como você se relaciona com eles e com clientes, etc.
Tudo isto tem uma razão de ser: você pode ser um(a) excelente profissional, um(a) funcionário(a) muito competente, mas se você revela que não se preocupa com o que as outras pessoas pensam sobre você, isto é motivo de preocupação para o empregador, pelo menos segundo o ponto de vista dele. Para ele, se você não se preocupa com a impressão que outras pessoas tem de você, isto pode significar perda de clientes se você continuar trabalhando para a empresa ou seja lá qual for o tipo de organização. Isto acontece porque quando a maioria das pessoas tem algo a se queixar com relação a apenas um funcionário, elas andam por aí dizendo que "os funcionários" daquela instituição são assim.
É um fato muito comum de ser observado: quando alguém sente que há funcionários que se vestem bem, são educados, etc., diz que  "alguns funcionários" da instituição são muito bons. Porém, quando alguém sente algum tipo de antipatia por um funcionário, seja lá qual for o motivo, diz a outras pessoas que "os funcionários" (ou seja, todos os funcionários) daquela instituição não prestam, são mal educados, etc. Portanto, o que as pessoas pensam sobre você é importantíssimo para que você se mantenha no emprego.
O mesmo vale também para pessoas que trabalham por conta própria. Você pensa que o fato de perder um cliente que não se simpatizou com você não pode lhe prejudicar porque existem outros que lhe permanecem "fiéis", e outros clientes ainda virão? Engano seu: a propaganda boca-a-boca ainda é a que melhor funciona, e quando ela é negativa, é desastrosa. Se alguém disser a um amigo que nem conhece você que, como profissional, você é péssimo, ou que você é grosseiro(a), etc., esse amigo dessa pessoa vai dizer que ouviu isto a seu respeito de uma pessoa da confiança dele. Isto se espalha de maneira tal que, em curto, médio ou ongo prazo, de alguma maneira poderá lhe prejudicar muito.