terça-feira, maio 28, 2013

Consultoria Visual - uma profissão vista como muito promissora.

Eis alguns exemplos
de resultados de consultoria visual.

A consultoria visual ou "consultoria de imagem"
é considerada uma
 profissão muito promissora. 

Porém, como qualquer outra, exige talento.




Sempre ocorre um período em que muitas pessoas costumam dizer que é uma época propícia para esta ou aquela profissão. Promissora mesmo, toda profissão é em qualquer época. Isto sempre dependerá do talento e da determinação do profissional, não da profissão. A oferta de emprego ou de contrato não é para a profissão, é para o profissional. Na concorrência no mercado de trabalho, o elemento principal não é a profissão, é a capacitação profissional. Ultimamente, por causa da alta procura por consultores visuais, cresce o número de pessoas interessadas nesse tipo de atividade. Entretanto, como em qualquer outra profissão, o interessado deve primeiro buscar saber se ele tem talento para isto. Deve lembrar que vocação e talento são duas coisas muito diferentes. A vocação é uma vontade muito forte de ter uma determinada profissão, mas o talento é que é a condição natural necessária para realizar as atividades relacionadas à profissão. O sucesso profissional depende da capacidade, não da vontade do profissional. Portanto o talento é mais importante do que a vocação. Se o talento e a vocação puderem ser combinados, melhor ainda. 
Isto quer dizer que a pessoa que queira se dedicar à consultoria visual - ou "consultoria de imagem" - precisará primeiro descobrir se tem talento para isto. Neste caso, um teste vocacional pode ajudar muito. Apesar do nome, o objetivo do teste vocacional não é descobrir a vocação, é descobrir quais são os talentos (toda pessoa tem vários) que podem ser combinados com suas vocações. Um conselho: não acredite nos resultados de "testes vocacionais" oferecidos através da Internet. O teste vocacional precisa ser aplicado e acompanhado pessoalmente por psicólogos. 
Se você quer saber se tem vocação para consultoria visual, precisa conhecer os principais detalhes da profissão. Uma das principais funções do consultor visual é criar uma identidade pessoal de seu cliente (que pode ser uma pessoa física ou jurídica) por meio de uma análise individual. Não se deve confundir "consultor de imagem" com "personal stylist" ("estilista pessoal" em inglês), pois este tem a função de fazer com seu cliente combine as peças de roupas que possui de modo a criar uma imagem que lhe favoreça. O trabalho do consultor de imagem é muito mais amplo.
Sua imagem visual diante de uma pessoa que vê você pela primeira vez faz com que ela tenha uma impressão certa ou equivocada sobre você já nos primeiros 15 minutos de contato. Se a impressão for positiva, ótimo, parabéns para você, mas se for negativa, este tente a ser um mal sem reversão. Portanto, a aparência pessoal tem que combinar com a aparência profissional. Ou seja: um "personal stylist" não precisa ser um consultor de imagem no sentido mais amplo, mas o consultor de imagem tem que quer a visão de um "personal stylist" quanto às roupas que seus clientes devem usar em determinadas ocasiões. No campo profissional do cliente, sua imagem adequada aumenta a confiança e a credibilidade das outras pessoas quanto a ele e, ao mesmo tempo, dele em relação a si mesmo.
Como você pode perceber através da ilustração, as funções do consultor de imagem estão relacionadas à produção de "banners", faixas, logotipos, logomarcas, etc. Ou seja, estão relacionadas à propaganda e ao marketing. Portanto é preciso que você tenha bons conhecimentos a respeito dessas atividades. Para isto você pode começar lendo os artigos do blog "Ética Empresarial & Gestão em Marketing" (http://eticamark.blogspot.com.br/).
Na área empresarial, o consultor visual tem a função de realizar o projeto visual da empresa, fazendo com que ela se destaque no mercado da melhor forma possível. Para isto, ele precisa ter muito talento para indicar ao seu cliente as melhores oportunidades e formas mais adequadas para utilização do marketing, mostrar a ele alternativas de crescimento e de novos negócios de modo que promova a imagem da empresa no mercado em que ela atua, etc. Enfim, o consultor visual atua de maneira a auxiliar a empresa a atrair, manter e ampliar sua clientela.
Agora você já sabe pelo menos um pouco do que é ser um consultor visual. Sabe também que você precisa verificar se tem de fato talento para todas as atividades aqui relacionadas. Não basta saber que há muita procura por profissionais dessa área, pois os clientes - empresas e profissionais de outras áreas - não querem apenas consultores visuais, necessitam dos melhores consultores visuais que existirem no mercado.