terça-feira, janeiro 15, 2013

As Diferenças Entre "Nutricionista" e "Nutrólogo"

Publicar na Internet
ou por qualquer veículo 
(jornal, TV, etc.)
que "nutricionista" é o mesmo que "nutrólogo"
é, no mínimo, 
uma grande falta de responsabilidade. 

Tenho visto alguns textos publicados em sites e blogues referindo-se a nutricionistas e a nutrólogos como se uma palavra fosse sinônima da outra. Isto não somente demonstra desconhecimento total de ambas as profissões como também é uma grande demonstração de irresponsabilidade dos autores das publicações, já que esses temas estão relacionados a tratamentos de saúde. Eu também não sou nutricionista nem nutrólogo, mas há algumas diferenças tão evidentes entre as duas profissões que não é preciso ser um nutricionista nem um nutrólogo para identificá-las. 
O nutrólogo é um médico. Ou seja, tem que ser formado em medicina e estar inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado (unidade federativa) em que atua e no Conselho Federal de Medicina (CFM). Sua especialidade é obtida através de um curso de pós graduação em nutrologia. Ele é o único profissional com capacidade para diagnosticar tratar doenças causadas por nutrição inadequada, tais como obesidade, hipertensão arterial, gastrite e diabetes. Quando necessário, o nutrólogo solicita diagnósticos e avaliações de médicos de outras especialidades. 
Cabe ao nutrólogo também identificar em seus pacientes os "erros" alimentares e hábitos que possam causar ou agravar problemas nutricionais. Ele também deve esclarecer aos pacientes quais são as principais doenças desse tipo, destacando aquelas às quais eles possam estar sujeitos se já não as tiverem adquirido. 
O nutricionista é um profissional de saúde, mas não é um médico. Ele é formado em nutrição, mas não tem a autorização legal nem os conhecimentos necessários para atuar como um nutrólogo. É um profissional capacitado para atuar de forma generalista, não para tratar de pacientes em particular. Seu objetivo principal é garantir as condições alimentares e dietéticas favoráveis às condições de vida em geral. Pode trabalhar por conta própria ou em clubes, bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, etc., contribuindo para a qualidade nutricional dos alimentos servidos nesses locais. Tanto o nutricionista como o nutrólogo trabalham em hospitais e clínicas, mas nestes casos ambos trabalham em conjunto, sendo que o nutrólogo cuida dos pacientes e o nutricionista cuida da qualidade dos alimentos.

Fontes: