sexta-feira, janeiro 25, 2013

Por que aprender inglês é importante?

Ilustração do Google Docs

Provavelmente você já sabe 
que saber inglês é muito importante, 
mas é preciso que você saiba
por que é muito importante,
inclusive no Brasil. 


Frequentei vários cursos de inglês e espanhol por diversas finalidades. Foi principalmente durante esses cursos que aprendi duas coisas importantíssimas sobre a necessidade de domínio desses dois idiomas. Durante todo o tempo em que tenho utilizado os dois idiomas, também percebo o crescimento dessa necessidade para todas as pessoas. 
O inglês originou-se de um conjunto de idiomas e dialetos falados no século V d. C. (depois de Cristo) na Britânia, na época uma colônia do Império Romano da qual se originou a atual Inglaterra. Esses idiomas e dialetos eram falos por anglo-saxões, povos provenientes da Germânia (atual Alemanha) que influenciaram muito na formação cultural da região durante os séculos V e VI. A influência cultural mundial do idioma começou a se fortalecer devido à crescente influência da Grã-Bretanha e do Reino Unido desde o século XVIII, e se tornou ainda mais evidente através da influência política, econômica e social dos Estados Unidos a partir do início do século XX. Desde então, o inglês tem se dispersado pelo mundo como o idioma mais importante para finalidades políticas, sociais e profissionais. Atualmente somam-se a essas razões o avanço do processo da globalização mundial e da organização dos países em blocos econômicos (Mercosul, por exemplo) que visam principalmente facilitar as transações comerciais para a inclusão de bens e serviços no mercado mundial. Desta forma, o melhor domínio possível da língua inglesa é indispensável para que uma pessoa obtenha sucesso em qualquer carreira profissional. 
Essa importância é ainda mais acentuada pelo fato do inglês ser o terceiro idioma mais falado do mundo. O mais falado e o segundo mais falado são, nesta ordem, o mandarim - idioma falado na china(*) e o espanhol, mas o inglês é o que domina em todo o mundo comercialmente, profissionalmente e socialmente. Como idioma oficial, o inglês falado atualmente por mais de 375 milhões de pessoas. Isto significa que mesmo sendo o terceiro mais falado por nativos, torna-se o mais usado no mundo por nativos e não nativos. As estimativas são de que o total varie de 470 milhões a mais de um bilhão de pessoas, sendo que, para essa variação, são considerados o grau de conhecimento e de um fluência no uso do idioma, tanto na escrita como na fala. Atualmente os Estados Unidos são o país com o maior número de falantes de língua inglesa nativos. São mais de 215 milhões de pessoas, exatamente no país que exerce a maior influência cultural, política e comercial no mundo.
No Brasil, assim como em todos os outros países, a importância de dominar a língua inglesa da melhor forma possível também pelo fato de que surgem inovações constantemente em todas as áreas profissionais. É muito importante que os brasileiros dominem bem técnicas de redação e tenham fluência ao falar corretamente em português, mas é mais importante que tenham essas mesas condições de domínio sobre o inglês e o espanhol. No caso do espanhol, principalmente porque o Brasil é o único país da América Latina  e o único membro do Mercosul onde a língua oficial não é o espanhol. No caso do inglês, a concorrência cada vez mais acirrada nos vários ramos de atuação das empresas aos obriga a contratar não apenas bons conhecedores do idioma, mas os melhores. Algumas pessoas costumam dizer que são encontradas com facilidade traduções automáticas na Internet, mas neste caso é preciso considerar duas coisas muito importantes: as traduções automáticas são feitas por quem conhece o idioma e, além disto, nem sempre funcionam como deveriam. 
Resta ainda o fato de que a consciência da importância de saber inglês não se limita à busca de uma colocação no mercado de trabalho, nem à ascensão no emprego ou na vida profissional. Cada vez mais, esse idioma influencia fundamentalmente na inserção social. Por isto é muito importante que os pais ou responsáveis providenciem, tão cedo quanto possam, as matrículas de crianças nos melhores cursos de inglês. Não para aprenderem "inglês básico", mas para realmente dominar o idioma, pois as crianças precisarão muito do uso de inglês em suas vidas como adultos, e quanto mais cedo elas começarem a aprender, será melhor para elas. Isto porque os cursos atualmente não ensinam somente o idioma; eles preparam os alunos para o sucesso na carreira profissional que eles escolherem mais tarde. Seja qual for a profissão, eles precisarão desse preparo.

(*) Não existe um "idioma chinês". O que se fala na China é um conjunto de idiomas e dialetos provenientes da China e do Tibete, com predominância do mandarim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.