domingo, junho 19, 2011

Veja como o Linked In funciona e participe do "Empreenda!"

Se você é micro, pequeno, médio ou grande empresário,
funcionário público ou privado,
profissional liberal,
estudante,
pretende escolher uma profissão, 
obter um emprego ou manter-se empregado, 
você está convidado a participar do "Empreenda!".
A participação é gratuita e pode ser importante para você. 

Para saber o que é o "Empreenda", veja o site https://sites.google.com/site/empreendaea/ . Para participar, o interessado precisará ter ou criar um perfil no Linked In. Por isto, é preciso conhecer alguns detalhes a respeito do Linked In. 
Embora seja visto por muitos usuários da internet como algo novo, na verdade o Linked In já está "no ar" desde dezembro de 2002. Não é apenas mais uma rede de relacionamentos como o Orkut e o Facebook. Mais do que isto, é uma rede de relacionamentos com finalidades sociais e principalmente profissionais. Ou seja: uma rede de negócios que já tem milhões de usuários registrados em todo o mundo e que agora está conquistando muitos adeptos no Brasil. 
O principal objetivo do Linked In é permitir que os usuários possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas e de empresas e outras organizações que eles conheçam e nas quais confiem. As pessoas, empresas ou quais quer organizações incluídas na lista são chamadas "conexões". O usuário pode convidar qualquer pessoa ou organização, seja integrante do Linked In ou não, para ser sua conexão. Se o convidado já tiver um perfil no Linked In, basta, logicamente após criar um perfil, digitar seu nome e enviar o convite. Se o convidado não tiver um perfil no Linked In, o convite terá que ser feito via e-mail. 
A lista de conexão é uma rede de contatos acumulada, constituída de ligações diretas de segundo, terceiro grau, etc., para facilitar que o usuário conheça, se desejar, alguém através de contatos mútuos. Isto é muito interessante para pessoas que buscam empregos, pessoas que queiram se manter em seus empregos, profissionais liberais, empresas e outras organizações que queiram contratar profissionais e prestadores de serviços que queiram ser recomendados. 

Curriculum Vitae 

O usuário do Linked In pode optar por dois tipos de contas: a "Básica", que é gratuita, e a "Premium", que oferece opções de condições de pagamento - e que obviamente oferece mais vantagens do que a básica. Explicarei aqui como funciona a conta básica, que já traz benefícios interessantes. 
Após criar seu perfil, o usuário deve acessar o site http://www.linkedin.com/ e seguir as instruções que surgirem, que são muito fáceis. Após criar o perfil, ele verá no alto da página os links "Início" (que abre a página inicial), "Perfil", "Contatos", "Grupos", "Empregos", "Caixa de Entrada", "Empresas" e "Mais". Clicando em "Perfil", verá os links "Editar Perfil", "Visualizar Perfil", etc. Clicando em "ditar Perfil", verá a página de edição, na qual poderá publicar o que desejar, incluir sua fotografia, etc. Logo abaixo, na mesma página, encontrará espaços nos quais são solicitados preenchimentos sobre suas atividades profissionais atuais e anteriores, sua formação acadêmica (nível de escolaridade), recomendações que ele queira solicitar (peça preferencialmente recomendações de pessoas que você conheça), sites e blogues que publica (se você não tem um, crie, pois vai precisar, mesmo que não tenha um perfil no Linked In). Em outras palavras: este será o seu curriculum vitae já padronizado pelo Linked In.

Pessoas e Empresas Conectadas 

Ao clicar em "Contatos", o usuário vê as pessoas e as organizações em geral com as quais está conectado. Ao mesmo tempo surgirão os links "Minhas Conexões" (que serve apenas para visualizar o que já visualizou automaticamente ao clicar em "Contatos"), "Adicionar Conexões" (abre uma janela para convidar pessoas ou organizações) e "Estatísticas da Rede" (abre uma página com informações sobre novidades dos contactados). 
Ao clicar em "Empregos", pode-se anunciar ou localizar empregos, gerenciá-los e obter sugestões para contratação. Clicando em "Caixa de Entrada", o usuário verá as mensagens que recebeu. Em "Empresas", localizará empresas, ONGs, órgãos públicos, etc. 
Ao clicar em "Mais", o usuário encontrará os links "Respostas", "Centro de Aprendizagem", "Notícias", "Habilidades", "Fazer Upgrade da Conta" e "Obter mais aplicativos". Clicando em "Respostas", surgirá um espaço para fazer uma pergunta e também surgirão perguntas que o usuário poderá responder (1). No "Centro de Aprendizagem" estão todas as informações necessárias para utilizar o Linked In corretamente. 
Em "Noticias", diariamente haverá novas informações sobre economia, negócios e o "mundo digital". Em "Fazer Upgrade da conta", surgirão as opções de pagamento caso o interessado queira trocar a conta básica pela "premium". Em "Eventos", podem ser visualizadas diariamente informações sobre workshops, seminários, conferências e outros eventos sobre temas de seu interesse pessoal e/ou profissional. Em "Enquetes" (ou "Pulls"), surgirão perguntas tais como (2):
  • Que tipo de transporte você prefere utilizar quando viaja a trabalho?
  • Como sua empresa se relaciona com estagiários? 
O "Empreenda!"

No alto da página do seu perfil no Linked In, você também verá o link "Grupos". Através dele, você poderá criar seu próprio grupo com ou sem um subgrupo, verificar outros grupos já existentes e solicitar sua participação neles, convidar pessoas para participar de seu grupo, etc. Eu, por exemplo, criei o "Empreenda!", e convido você a participar do mesmo. 
No "Empreenda!", os participantes poderão publicar o que desejarem, desde que a publicação esteja relacionada a negócios, atividades profissionais e empreendimentos. No mesmo grupo, há o subgrupo "Empreenda ! - Subgrupo de Conferência", no qual os participantes poderão participar de conferências e sugerir temas para serem discutidos. 
O convite está feito. Considere-se bem vindo desde já.


O Linked In garante emprego para alguém?

É claro que o Linked In não garante emprego, mesmo porque este não é o objetivo do site. O Linked In facilita o contato entre as pessoas que procuram emprego e as que poderão oferecer emprego, indicar os interessados a empresas, etc. Nenhum site e nenhuma outra pessoa tem mais condições de lhe garantir emprego do que você mesmo. Sites como o Linked In ajudam muito, mas você, que precisa de emprego, é quem mais pode ajudar a você mesmo. 
Feito o contato com as pessoas, envie depois uma mensagem para elas, solicitando a possibilidade de um encontro para conversar a respeito pessoalmente. Procure mostrar, pela internet e pessoalmente, o seu grau de empregabilidade (leia neste blogue o artigo "O que é empregabilidade?" - http://promertra.blogspot.com/2010/03/o-que-e-empregabilidade.html ). Talvez muitas pessoas possam e até queiram fazer algo por você, mas quem melhor pode de fato fazer algo por você é você mesmo(a). 


(1) e (2): Isto é opcional, mas é importante que o usuário responda, pois suas respostas servirão para medir seu nível de conhecimento, para verificar se está sempre bem informado, e possibilitará para comprovar seu potencial profissional e de empregabilidade.