segunda-feira, julho 04, 2011

O que todos precisam saber sobre taxas de câmbio, macroeconomia e microeconomia

Qualquer que seja a profissão que você pretenda escolher
ou que já exerce, 
há certos detalhes da economia que você precisa saber.
Por exemplo, o que são taxas de câmbio,
macroeconomia e microeconomia.

Se você pretende realizar um curso, seja de nível técnico ou superior, e de qualquer área, precisa ter em mente que, já que está se preparando para exercer uma profissão, está se preparando para ser um empreendedor. Com o avanço da globalização e com todos os países do mundo se filiando a blocos econômicos para facilitar a circulação de bens e serviços no comércio internacional, torna-se cada vez mais evidente que todo jovem que já esteja na fase da escolha de sua profissão já comece a conhecer bem algumas coisas básicas relacionadas às economias regional, nacional e internacional, mas esses conhecimentos são igualmente importantes para profissionais que queiram manter seu lugar garantido no mercado de trabalho. Precisam saber, por exemplo, alguns detalhes sobre taxas de câmbio, macroeconomia e microeconomia. 
A taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária em relação ao de outra (por exemplo, o preço do dólar em relação ao do real) no mercado internacional. Ela é definida diretamente, quando exprime o valor de uma unidade estrangeira em relação à nacional, e indiretamente quando ocorre o contrário. Ou seja: a taxa de câmbio é o reflexo do custo de uma moeda em relação à outra dividido pelas taxas de venda e de compra. Do ponto de vista de um banco autorizado pelo Banco Central, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira, e a taxa de compra é o preço que ele aceita para pagar pela mesma moeda. 
É muito importante estar atento a estes detalhes porque o câmbio é uma variável importantíssima da macroeconomia, que é o estudo detalhado de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia nacional é a observação de todos os detalhes da economia de um país (no nosso caso, o Brasil). A macroeconomia regional tanto pode ser relacionada à economia conjunta de algumas cidades vizinhas como à de estados de uma mesma região ou de países que integram um mesmo bloco econômico (ver "O que são Blocos Econômicos" - http://promertra.blogspot.com/2011/07/o-que-sao-blocos-economicos.html) ou de países de um mesmo continente. Porém, para entendê-la melhor, é bom entender o que é a microeconomia. 
Não se trata exatamente de duas coisas contrárias, e sim de uma coisa dependente da outra. A macroeconomia se concentra principalmente no estudo das principais tendências da microeconomia, que é a verificação de problemas nas relações entre as alocações e as finalidades de recursos financeiros e de seus impactos sobre o comportamento econômico individual de consumidores e de empresas, considerando-se a distribuição de produção e de renda entre eles. Baseando-se nisto, a macroeconomia possibilita a obtenção de dados relacionados principalmente à produção de bens e de serviços, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços e ao comércio exterior para colaborar para o crescimento da economia e da oferta de empregos, para a estabilidade de preços e para manter a inflação sob controle. 
É importante que o empreendedor esteja atento a esses detalhes porque eles são fundamentais para o entendimento do conceito do sistema econômico como algo que envolve todos os recursos produtivos divididos entre cinco tipos de mercado: o mercado de bens e de serviços, que determina o nível de produção agregada e o nível de preços; o mercado de trabalho, que admite a existência de mão de obra sem considerar características específicas e determina níveis de salários e de emprego; o mercado monetário, que analisa a demanda da moeda e sua oferta pelo Banco Central (que, por sua vez, determina a taxa de juros); o mercado de títulos, que analisa agentes econômicos superavitários (que tem níveis de gastos inferiores aos seus níveis de renda) e deficitários (que tem níveis de gastos inferiores aos seus níveis de renda), e o mercado de divisas, que depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinadas pelo volume de importações e de saída de capital financeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.