segunda-feira, julho 05, 2010

Nunca faça igual aos outros e evite fazer igual ao que já fez antes!

No universo, não existem dois ou mais objetos, 
duas ou mais pessoas, dois ou mais fatos
ou quaisquer outras duas ou mais coisas iguais. 
A palavra "igual" serve apenas para expressar
algo muito semelhante a algo. 
Portanto, por mais que você se dedique, 
jamais conseguirá fazer algo do mesmo jeito que outras pessoas fazem, 
e nem deve tentar.
Não imite! Seja autêntico!

- "Faço tudo igual ao que outros colegas de trabalho fazem, mas nunca sou tão valorizado quanto eles."
- "Faço tudo do mesmo jeito que Fulano faz. Ele ganha uma promoção, e eu não! O que ele tem, que eu não tenho?"
Você já notou que, num ambiente de trabalho, é comum ouvirmos colegas de trabalho dizendo coisas como estas? Pois é! São pessoas que admitem que tentam fazer algo igual ao que seus colegas fazem, mas se sentem insatisfeitas porque, apesar disto, eles são mais valorizados do que elas. O que está errado?
Existem duas respostas para esta pergunta. Uma delas: não existem duas ou mais coisas exatamente iguais. Por mais que você seja capaz e se esforce em fazer algo igual ao jeito como outras pessoas fazem, jamais conseguirá. 
A outra resposta: faça o que tiver que ser feito do seu jeito, dê o seu toque pessoal ao que você faz. Se busca fazer igual ao que outros já fazem, isto dificultará seu ingresso no mercado de trabalho ou, se você estiver empregado, será um caminho aberto por você mesmo para o desemprego. Isto porque, tanto para as empresas como para os clientes, não interessa ter mais um profissional que faça as coisas de modo igual ou semelhante ao que outros já fazem. Se uma empresa  contrata alguém ou se um cliente necessita de um serviço ou um produto, eles querem que esse profissional lhes forneça o que eles necessitam. Ou seja, querem algo novo, não algo igual ou semelhante ao que eles já tem. 
Se um funcionário de uma empresa ou um profissional liberal diz que faz algo do mesmo jeito que os outros, ele mesmo está atestando sua incompetência. Ser competente não é apenas saber o que faz, entender do que faz ou fazer bem feito. Ser competente é fazer bem feito e constantemente trazer inovações. Fazer o que tiver que ser feito sempre de forma legal e honesta, mas ao mesmo tempo sempre inovadora. Tentar fazer igual ao que outros já fazem e igual ao que a própria pessoa já fez é, ao mesmo tempo, demonstração de falta de criatividade e de força de vontade para colaborar com o desenvolvimento da empresa e com seu próprio desenvolvimento.