sexta-feira, junho 18, 2010

O mercado de trabalho para o bibliotecário

- Atendendo à solicitação da leitora Elisângela.

O bibliotecário é o profissional formado em biblioteconomia. Devido o seu nome, muitos jovens que buscam esse curso de nível superior pensam que se trata de uma ciência relacionada a livros e, ao mesmo tempo, à economia. Na verdade, "nomia", neste caso não é uma parte da palavra "economia", é o fato de que o bibliotecário tem a função de relacionar os nomes de livros e documentos. É, portanto, um profissional do setor de informação (*).
A informação é o principal fator que direciona a atuação do bibliotecário. Por isto para exercer bem sua função, o bibliotecário precisa se dedicar bastante à profissão mesmo quando não estiver trabalhando. Terá que assistir diariamente a tantos telejornais quanto puder, ler todos os jornais e revistas que conseguir, pesquisar a internet constantemente, buscando informações sobre assuntos de todos os tipos (economia, segurança pública, política, problemas sociais, esportes, etc.). Tudo isto será sempre necessário para a construção do perfil que o bibliotecário, assim como o profissional de qualquer outra área, precisa ter. No mundo atual, valoriza-se cada vez mais a pessoa que tiver o maior volume de conhecimentos, pois isto faz grande diferença na competitividade dentro de mercado de trabalho.

O mercado de trabalho

Por causa do nome da profissão, costuma-se pensar que o bibliotecário atua somente em bibliotecas. Realmente a maioria ingressa na profissão atuando em bibliotecas públicas ou escolares (principalmente públicas, pois no Brasil infelizmente nem todas as escolas possuem bibliotecas - o que deveria ser obrigatório). Infelizmente a maioria da população brasileira não tem o saudável hábito de frequentar bibliotecas. Geralmente esses estabelecimentos são mais frequentados por estudantes que procuram livros para pesquisas e por crianças que buscam livros de histórias e revistas infantis. Mas o trabalho dos bibliotecários também é muito importante em arquivos públicos, secretarias e outros órgãos governamentais e em empresas particulares. Nas instituições privadas, o bibliotecário organiza  ações para transformar qualquer informação em atividade estratégica. 
Isto significa que o bibliotecário tem a obrigação de contribuir para tomadas de decisões como fator de produção, atuando como consultor, assessor ou autônomo. Para cumprir esses objetivos, ele tem as obrigações de organizar, processar e providenciar a recuperação de livros, jornais, revistas, slides, fotografias, partituras e documentos de todos os tipos. Devido ao incessante avanço da tecnologia, tais funções se tornam cada vez mais importantes, de forma que o mercado de trabalho está em franca expansão para o profissional que as exerce.
Entretanto, é preciso ter em mente que dizer que o mercado de trabalho é mais favorável ou menos favorável para esta ou aquela profissão é um erro. As vagas não são oferecidas para profissões, e sim para profissionais. Portanto, a preocupação do candidato a emprego não deve ser com relação à profissão que tenha mais facilidade ou dificuldade para a obtenção de uma oportunidade de trabalho, e sim com relação à sua competência como profissional e ao acúmulo de conhecimentos que ele possui. Antes de escolher um curso para se formar em uma determinada profissão, é preciso que a pessoa saiba se ela tem talento e vocação para a mesma. Se você pensa em ser bibliotecário só porque, como eu disse, é uma atividade sempre necessária, é preciso lembrar que todas as profissões são sempre necessárias. Porém, a necessidade de ser o melhor profissional possível é maior do que a necessidade da profissão. Qualquer que seja a profissão escolhida, se você tiver o perfil pessoal adequado para ela, sempre haverá oportunidade de trabalho para você. 
Esse "perfil adequado" pode ser verificado através de um teste vocacional. Mas não se limite a fazer testes vocacionais através da internet (existem muitos). É preciso que esses testes sejam aplicados e acompanhados pessoalmente por psicólogos especializados. 

(*) É comum cometer-se o erro de pensar que o jornalismo é a única profissão relacionada à informação.