segunda-feira, maio 10, 2010

O "personal stylist"

Quem se lembra da telenovela "Senhora do Destino" certamente se lembra dos personagens interpretados por Raul Cortez e José Wilker. Wilker interpretava o presidente de uma escola de samba e o personagem de Raul Cortez o ajudava a se vestir de acordo com os eventos dos quais tinha que participar. Foi a partir dessa telenovela que a profissão do "personal stylist" ("estilista pessoal" em inglês") passou a se tornar mais conhecida no Brasil - mas já existia antes, é claro.
Esta é atualmente uma das profissões mais rentáveis do país, mas, como qualquer outra, exige vocação, talento e profundo conhecimento para o exercício de suas funções com sucesso. É preciso conhecer bem muitas regras de etiqueta, já que o "personal stylist" não somente ajuda seu cliente a se vestir melhor como também lhe ensina a se comportar, falar, sentar-se, etc., de forma adequada. 
É claro que a melhor forma de se saber como obter essas "dicas" é perguntando a um "personal stylist" experiente. No entanto, não é preciso ter experiência para se ter certeza de uma coisa: 
O "personal stylist" dirá ao seu cliente como ele deve se vestir para uma entrevista para emprego, por exemplo. É óbvio que, num caso assim, o próprio "personal stylist" deverá se vestir de maneira a combinar com a forma como ele deverá indicar ao cliente, porque o cliente verá nele um exemplo para si mesmo. 
A pessoa pode ser bonita ou feia, mas por uma questão de bom senso, ela tem que estar sempre bem vestida. "Vestir-se bem" não significa usar roupas caras ou muito refinadas: significa usar peças de roupas que se combinem bem (calça combinando com a camisa, por exemplo), e ao mesmo tempo usar roupas que combinem com o ambiente e o evento do qual a pessoa participará. Queiramos ou não, a verdade é que a imagem pessoal é o principal cartão de visitas de todos nós. Desta forma, se você for procurar emprego num escritório, é claro que não deve ir usando uma camiseta ou uma bermuda. É claro que também não deverá se vestir assim enquanto estiver trabalhando. A imagem pessoal tem que estar em sintonia com o ambiente de trabalho, porque, segundo a interpretação dos clientes da empresa, enquanto você estiver trabalhando, sua imagem refletirá a imagem da empresa. 

O que o "personal stylist" tem que saber?

Segundo os próprios profissionais, se o cliente for um candidato a um emprego, o "personal stylist" precisará antes saber qual é a profissão do cliente, o cargo ao qual ele concorrerá, a empresa que oferece a vaga, a área de atuação da empresa, sua posição no mercado, e várias outras informações sobre o cliente e a empresa. Isto porque cada cargo, cada empresa e cada ramo de atividade exige um estilo. Se o cliente for um publicitário, por exemplo, seu "personal stylist" terá que ajudá-lo a se vestir de forma não muito informal mas ao mesmo tempo não muito formal. 
Não será adequado o homem usar terno e gravata ou a mulher suar vestido longo se o ambiente ou o evento não for muito formal - isto dará a impressão de que a pessoa é pouco informada, ou seja, não se interessa por informações. Usar aquelas gravatas com personagens de desenhos animados, bichinhos, flores, etc.? Nem pense nessa possibilidade! Não se trata de uma questão de gosto, é que essas gravatas passam a impressão de que as pessoas que as usam não são muito sérias quando precisam ser.  Também neste caso, o mesmo conselho é direcionado a quem pretende ser um (ou uma) "personal stylist". 
Dando sequência à série de de artigos sobre como se vestir, o próximo traz 17 "dicas" muito importantes para homens e mulheres que procuram emprego e que já estão e querem se manter empregados.