sexta-feira, maio 07, 2010

Com que roupa eu vou?

Eu sei que o título acima lembra um samba conhecido há mais de 50 anos, mas o escolhi exatamente por isto: a pergunta feita no velho samba de Noel Rosa reflete uma preocupação ainda hoje muito comum na sociedade em que vivemos: a aparência pessoal. Eu já me reportei a isto em artigos anteriores, mas pretendo explicar aqui com mais detalhes por que, principalmente quando obter emprego e quando se quer mantê-lo, você não deve acreditar que "o hábito não faz o monge" mas precisa lembrar que "a primeira impressão é a que fica".
Pesquisas científicas já confirmaram que a maioria dos seres humanos não leva mais do que 25 segundos para julgar uma pessoa em seu primeiro contato com ela. Você acha isto preocupante? Eu também, mas é assim que acontece na maioria dos casos. Mas, acredite, quando você está participando de uma entrevista para emprego, este é um tempo mais do que suficiente para que o experiente entrevistador perceba detalhes que ele considera importantes em você - roupa, cabelo, sapatos, jeito de se sentar, maneira de falar, etc. Dá até para perceber se você é do tipo formal, informal, se você se enquadra na forma necessária para demonstrar a aparência da empresa. Sim, porque enquanto você trabalha, os clientes consideram que sua aparência reflete a imagem da empresa ou organização. E tal como o empregador, o cliente também repara no seu jeito de se vestir, de andar, de se sentar, de falar e tudo mais, em curto espaço de tempo, e assim julga você e a empresa. Todo cuidado é pouco, pois esse julgamento, tanto do entrevistador como do cliente, ocorre consciente e inconscientemente. 
A roupa é o "cartão de visitas" da pessoa que a usa. Se desejar um emprego num escritório, jamais deve ir de bermuda e/ou camiseta. Não precisa usar paletó e gravata, e as mulheres não tem que usar trajes de gala, mas tem que estar vestido de acordo com o tipo de empresa ou organização onde se quer trabalhar. Em resumo, é preciso ter o bom senso de adequar sua própria imagem ao ambiente de trabalho.
Talvez você pense que o que deve ser levado em consideração é o talento, a capacidade de trabalhar e de desenvolver suas atividades com competência e eficácia. Isto é verdade, mas o mercado de trabalho valoriza muito a imagem pessoal preocupado com a idéia de que, se o candidato ou a candidata a um emprego não parece se preocupar com sua própria imagem, dificilmente se preocupará com a imagem da empresa para a qual trabalhará. Talvez você ache que essa seja uma idéia falsa, um julgamento injusto, mas o fato é que nenhum empregador quer correr tal risco. 

O "personal stylist"

Quando eu lembro o ditado que diz que "a primeira impressão é a que fica", baseio-me num fato que acontece comigo - e, com certeza, com vocês também: quando conversamos com alguém pela primeira vez, em qualquer lugar ou situação, prestamos atenção ao tom de voz da pessoa, ao conteúdo da conversa, mas a maior parte da nossa atenção, mesmo sem que percebamos, focaliza a aparência. Não necessariamente se a pessoa é feia ou bonita, mas a maneira como ela se veste. 
Não é difícil saber com o se vestir para uma entrevista para emprego. Basta primeiramente saber detalhes a respeito da área de atuação de uma empresa. Verifique como as pessoas que trabalham nessa empresa costumam se vestir. Não precisa usar roupas iguais às delas, mas que combinem com o ambiente tal como as delas.  Se possível, peça uma orientação a um "personal stylist" - um profissional especialista em melhorar a imagem de uma pessoa para uma festa, uma solicitação de emprego, uma cerimônia de formatura, etc.
Atualmente os personal stylists são procurados tanto por pessoas que querem se preparar ara uma entrevista para emprego como por pessoas que estão para mudar de cargo ou mesmo desejam orientações para se vestir no "dia a dia". Ele também observa regras de etiqueta, cor e corte adequados de cabelo, ensina a pessoa a se comportar corretamente. Eles são tão procurados por mulheres quanto por homens. 
Se for necessário usar gravata e você não souber dar o nó, não se preocupe: atualmente existem muitas gravatas com o nó já pronto, tudo que você precisa fazer é pô-la em volta do pescoço, por baixo do colarinho, e puxar um zíper. 
Como um assunto puxa outro, por falar em "personal stylist", você já pensou na possibilidade de ser um? No próximo artigo, abordarei esta profissão e direi como está o mercado de trabalho para esses profissionais.