terça-feira, abril 27, 2010

Motivação e Vontade

 Vontade                                                      Motivação                              Realização 
"Motivação" e "vontade"
não são a mesma coisa, 
mas a motivação depende da vontade.

Se você vai participar de uma entrevista para obter um emprego, se já é empregado ou atua como profissional liberal e precisa conversar com um ou mais clientes para realizar um negócio ou serviço, você precisa fazer com que a pessoa com quem conversará - empregador ou possível cliente - precisa sentir que você está motivado. Lembre-se que não basta ter apenas vontade, é preciso ter motivação. Saiba que "motivação" e "vontade" são duas coisas diferentes, mas uma só existirá se existir a outra. 
A vontade é apenas o desejo de fazer, realizar ou obter algo. A motivação é a determinação que faz com que você só se sinta feliz se fizer, realizar ou obter o que deseja. Quando uma pessoa tem vontade de ler um livro mas desiste ao ver que ele tem 200 páginas, isto acontece porque o fato de ter percebido que o livro tem tantas páginas desestimula a vontade. Entretanto, se a pessoa estiver motivada a ler o livro, ela o lerá até o fim, página por página, mesmo que sinta necessidade de interromper a leitura por alguns minutos de vez em quando. 
Num artigo publicado em "Gestão em Recursos Humanos no Século do Conhecimento", eu citei um exemplo que repito aqui para que se perceba com clareza a diferença entre "motivação" e "vontade": se uma pessoa lhe disser que gosta de ler mas não tem tempo para leituras, ela estará mentindo. Quem realmente gosta de ler sempre reservará alguns minutos, pelo menos em dois ou três dias por semana, para ler. Ninguém deixa de fazer exercícios físicos, caminhadas, por "falta de tempo"; quem estiver motivado, fará essas coisas. 

Motivação durante a entrevista ou a realização de uma venda

Estou dizendo tudo isto na tentativa de explicar a você, que precisa de um emprego, que a vontade de trabalhar é importante mas não é suficiente. É preciso que você demonstre ao empregador que está motivado para o cargo que lhe estiver sendo oferecido. E se alguém pensa que apenas fingir estar motivado será suficiente para convencer o empregador, está enganado: geralmente as pessoas escolhidas pela empresa para realizar as entrevistas são muito experientes e percebem de imediato se tal motivação por parte do entrevistado existe ou não. 
O mesmo acontecerá com o vendedor que estiver tentando fazer o cliente comprar algo. Se o vendedor insistir muito em algo que o cliente já demonstrou que não deseja,  isto certamente fará com que o cliente fique aborrecido. Porém, se o vendedor não estiver motivado para a realização da venda, esta não ocorrerá nem mesmo se o cliente realmente desejar o produto.
Sei que isto ocorrerá porque passei por experiência, como cliente, que me fez observar esse fato. Um dia entrei numa locadora de DVD que eu ainda não conhecia. Uma moça muito bonita, educada, aproximou-se de mim e me perguntou de forma muito simpática: 
"Posso ajudá-lo, senhor?" 
Eu, então, lhe agradeci, dizendo-lhe "Sim, obrigado!" E imediatamente lhe perguntei:
"Por favor, onde encontro os filmes de ficção científica?"
Ela, de forma novamente simpática, sorrindo, me disse: 
"Perdão, não o entendi". 
Eu repeti: "Os de ficção científica. Em que setor eles estão?"
Naquele momento, parecia não haver outro funcionário para me atender, e ela foi até um aparelho de telefone e perguntou a quem a atendeu onde estavam os filmes de...
"Filmes de quê, senhor?" - perguntou-me. 
"Ficção científica", respondi. 
"Ficção científica", ela completou a pergunta à pessoa no outro lado da ligação telefônica.  Depois, retornou a mim para informar que não havia isto naquela locadora.
Agradeci pela atenção e, quando saía da locadora, passei por uma prateleira onde onde havia DVDs com títulos como "Viagem Insólita", "Jornada nas Estrelas", "A Guerra dos Mundos", etc. Em resumo: nem a moça nem a pessoa com quem ela falou por telefone sabiam o que era "ficção científica". 
Um detalhe: havia duas locadoras próximas, eu havia entrado na que estava com menor movimento de clientes. A outra estava lotada de pessoas, mas logo que entrei nela, um rapaz se aproximou de mim. Tão simpático e educado quanto aquela moça, ele me perguntou em que poderia me ajudar. Desta vez eu disse que apenas queria ver um filme - quis verificar como seria o atendimento dele. 
"Pois bem, senhor!" - disse-me ele. "Naquela prateleira, temos épicos. Nesta outra, temos filmes biográficos(*). Na outra por trás dela, temos 'westerns'. O senhor tem preferência por algum gênero?" 
Respondi dizendo que gosto de filmes de qualquer gênero, desde que sejam bons, mas que naquele dia desejava assistir a um de ficção científica. 
"Pois não, venha comigo, por favor." -  disse-me, e me encaminhou à prateleira com os tais filmes. Deixou-me à vontade para escolher, escolhi e levei o DVD que desejava. 
Percebi então por que aquela locadora estava tão cheia de clientes enquanto a outra estava vazia. Na segunda loja, a locação era um pouco mais cara, mas o atendimento era muito melhor. Os funcionários desta eram tão educados quanto os da outra, mas estes conheciam o produto que a locadora oferecia, sabiam como orientar os clientes. Se estes estivessem indecisos sobre a escolha, os funcionários estavam em condições de fazer sugestões. Ou seja: uma pessoa que queira trabalhar numa locadora de DVDs não precisa ser um cineasta, mas tem que entender pelo menos um pouquinho de cinema, tem que ter conhecimento de gêneros de filmes. Tem que ser alguém que realmente GOSTA DE CINEMA, pois isto fará com que ele se sinta MOTIVADO para a realização de seu trabalho. Não tem que FAZER O QUE GOSTA, mas precisa GOSTAR DO QUE FAZ.
O vendedor que trabalha numa livraria não precisa ser um bibliotecário, mas tem que gostar de livros e de entender pelo menos um pouco sobre publicações. O funcionário de uma siderúrgica não precisa entender de tudo sobre siderurgia, mas precisa ter um conhecimento mínimo sobre esse setor - o que é siderurgia, a que tipo de clientela a empresa tem que atender, etc.
Não diga ao empregador que está procurando emprego porque precisa. De fato você precisa, e o empregador já sabe disto - se não precisasse, não teria por que procurar emprego - mas mas aja de modo que ele perceba que você está motivado para ocupar o cargo que lhe está sendo oferecido. Entretanto, lembre-se que essa demonstração de motivação, como eu já disse antes, tem que ser sincera, verdadeira. Além disso, procure, antes do dia da entrevista, saber qual é o ramo de atuação da empresa ou organização, a posição da mesma no mercado, quais serão suas funções, seus direitos e suas obrigações. Além da vontade e da motivação, o conhecimento desses detalhes também será muito importante para o sucesso durante a entrevista e durante o emprego. 

(*) Filmes que contam histórias da vida de pessoas reais.