sexta-feira, outubro 15, 2010

Personal Trainer - a profissão e o mercado de trabalho para o treinador pessoal

"Personal trainer" é "treinador pessoal" em inglês. Muitas pessoas me perguntam sobre as atividades e o mercado de trabalho para esta profissão atualmente tão procurada por pessoas que querem cuidar da saúde de forma correta. 
Em primeiro lugar, é preciso saber que, para o execício da profissão, é necessário ser formado em curso de nível superior de educação física. Ou seja: é preciso prepara-se para o vestibular e, se aprovado, frequentar um curso de educação física numa faculdade ou universidade. Geralmente o curso dura quatro anos. Depois de formado, o profissional só poderá iniciar suas atividades depois que obter o certificado de habilitação fornecido pelo Conselho Nacional de Educação Física (Conef), uma autarquia federal que orienta, disciplina e fiscaliza todas as atividades dos profissionais de educação física. Essa regulamentação é muito importante porque tais atividades tem que ser exclusividades dos profissionais graduados nessa área. 
O personal trainer pode seguir diversas especialidades: musculação, ioga, pilates, alongamento, corrida, triatlo, fitness, artes marciais, esportes coletivos, etc. A musculação - ou "treinamento com pesos" - é um exercício com variáveis de carga (peso) e amplitude com controle de tempo e velocidade. Geralmente é praticada em academias desportivas.

As atividades

A ioga não é exatamente um exercício físico. Aproxima-se mais de um conceito baseado em antigas tradições da Índia, incluindo disciplinas que associam práticas físicas a exercícios de meditação. 
O pilates inclui alongamentos e exercícios físicos utilizando o peso do próprio corpo da pessoa que os pratica. Seu objetivo é reeducar posturas e movimentos através de uma técnica totalmente baseada na anatomia humana para restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força dos músculos, melhorar a respiração, corrigir a postura e evitar lesões. O nome da técnica vem do nome de seu criador, o alemão Joseph Pilates, que a elaborou a partir de 1920.
O alongamento é também chamado de "aquecimento". Serve para aquecer os músculos. É praticado, por exemplo, pelo jogador de futebol que se prepara para entrar em campo. Corrige posturas e diminui riscos de tensões e lesões musculares. Também aumenta a agilidade, sendo por isto muito indicado para pessoas idosas. 
A corrida pode ser uma competição de velocidade como a maratona, a corrida em metros rasos, a corrida com obstáculos, etc. Mas não tem que ser sempre uma competição: pode ser qualquer tarefa em que o mais importante seja a prática de se locomover movimentando as pernas dentro de um determinado tempo. Por exemplo, uma caminhada ou uma marcha de 20 minutos ou qualquer outro período estabelecido. 
O triatlo - palavra de origem grega que significa "três atividades" - é exatamente o que o nome sugere. Inclui três atividades esportivas, geralmente a natação, o ciclismo e a maratona, nesta ordem. 
"Fitness" é uma palavra inglês que designa algum tipo de aptidão. Como atividade do personal trainer, refere-se à verificação das aptidões físicas de seu cliente. Desta forma ele poderá recomendar ao mesmo o exercício físico mais adequado às suas necessidades e condições. 
As artes marciais (judô, karatê, jiu-jitsu, etc.) são sistemas de combate sem uso de armas de fogo ou de qualquer artefato moderno de ataque ou defesa. No Brasil, são muito praticadas como esportes, mas também como treinamento militar, policial e de defesa pessoal. 
Os esportes coletivos são aqueles em que os participantes integram times times ou equipes. É o caso do futebol, do basquetebol, do voleibol, etc.  

O mercado de trabalho

Quando me perguntam qual é a profissão mais fácil para ingresso no mercado de trabalho, eu digo que imaginar que o mercado está mais propenso para certas profissões do que para outras é pura ilusão. O mercado de trabalho está e estará sempre mais favorável para o melhor profissional, seja qual for sua profissão. 
Também não pense que determinadas profissões são melhor remuneradas do que outras. A remuneração depende do profissional, não da profissão. Se você pensa em se tornar médico só porque acha que os médicos "ganham bem", você será um péssimo médico: nos seus primeiros dias de trabalho poderá até receber uma boa remuneração, mas será profissional por pouco tempo se não for talentoso e eficiente. A profissão que você deve escolher tem que estar relacionada às suas aptidões, as quais podem ser descobertas e desenvolvidas com a ajuda de psicólogos especializados em testes vocacionais. 
O mercado de trabalho não prioriza profissões. Prioriza o profissional que busca constantemente a atualização de seus conhecimentos e a diversificação de suas especializações, seja qual for seu ramo de atividades. Se você quer obter sucesso, não se limite apenas a uma ou duas atividades. Aprenda e desenvolva todas as atividades que puder. Em qualquer profissão, só vence o profissional que se esforçar continuamente e que demonstrar ser capaz de transformar as exigências da profissão em vantagens em vez de considerá-las como dificuldades.

Fontes: 
  • Enciclopédia Conhecer - Série Verde - "Esportes" - Vol. A-ESp - Editra Abril - São Paulo, SP.
  • Revista "Gestão & Negócios" - n.º 14 - Editora Escala - São Paulo, SP.
  • Revista "Carreira & Negócios" - n.º 02 - Editora Dibra - São Paulo, SP.

2 comentários:

  1. Podemos concluir que o personal

    trainer antes de ser profissional de educação física deve vivenciar todos os processos

    práticos e, se possível, vivenciá-los em seu dia a dia. Ele não precisa necessariamente

    ser um campeão, mas deve treinar também.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Regina!
    Obrigado por sua colaboração. Seu comentário constitui um excelente acréscimo ao texto.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.