terça-feira, maio 04, 2010

"Qual é a situação do setor de eventos no mercado?" - pergunta feita por Andrea Valério

A leitora Andréa Valériosolicitou informações sobre mercado de eventos em geral.Este é um setor intimamente relacionado ao turismo.

_________
Já ouvi muitas pessoas perguntarem se o mercado de turismo está propício para quem queira atuar como agente de viagens. Também já ouvi respostas do tipo "não é uma profissão vantajosa porque é uma atividade que depende de certas estações do ano", etc. Para pessoas que pensam assim, realmente qualquer profissão relacionada ao turismo será uma péssima opção, porque tais pessoas não sabem coisa alguma sobre turismo. Em qualquer atividade, é preciso conhecê-la muito bem para ser um bom profissional.
Turismo não é só viagem de lazer, de férias ou feriados prolongados. não depende de verão ou de inverno: depende da disposição do empreendedor em investir e dos profissionais em trabalhar, inovar, ter constante criatividade (leia o artigo "Turismo: sempre muitas oportunidades de emprego e de trabalho por conta própria"). É uma área muito ampla, que envolve também uma atividade muito promissora em se tratando de oportunidades de trabalho e de ganhos bem atrativos: os chamados "eventos" - palestras, seminários, workshops, conferências, coffeebreakes, mostras de arte, etc., que acontecem durante o ano inteiro. É o que se chama de "turismo de trabalho", e é a atividade que mais movimenta o mercado de turismo, particularmente no Brasil mas também em todo o  mundo.

Os salários são ótimos, mas é preciso muita disposição

Quem desejar atuar na área de eventos deve estar atento a alguns detalhes muito importantes. É um setor que envolve todos os tipos de profissões: são seminários, conferências, workshops, etc., de estudantes e de profissionais de saúde (medicina, odontologia, etc.), arquitetura, engenharia, artes plásticas, música, ciências e de pessoas relacionadas a qualquer atividade que se possa imaginar. São encontros regionais, nacionais e internacionais que acontecem durante o ano inteiro, em vários Estados, mas principalmente nos finais de semana, especialmente quando estes são prolongados por feriados que ocorrem numa segunda ou sexta-feira. Portanto, quem desejar atuar nessa área terá que se dispor frequentemente nesses períodos. 
Também se incluem no setor de eventos cerimônias e recepções de casamentos, que geralmente ocorrem aos sábados à noite; formaturas, bailes de formaturas, eventos religiosos (missas, cultos ecumênicos, etc.) em comemorações, aniversários de cidades, entregas de troféus e prêmios, etc.

Características que o profissional de eventos precisa ter

Segundo o Sebrae, no Brasil acontecem mais de 300 mil empregos por ano, gerando mais de três milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados. Nos últimos 10 anos, o setor apresentou um desenvolvimento de 300%. Devido ao avanço da globalização, esse crescimento continuará ocorrendo por muitos anos por causa das mudanças na economia mundial e da inevitável fusão de culturas entre as nações. 
O turismo de eventos é muito mais disputado porque é uma atividade que faz com que os produtos turísticos regionais sejam comercializados durante todo o ano, e no turismo de lazer isto só é possível em determinadas épocas (verão, inverno, etc.). Os eventos representam grandes probabilidades de negócios para as cidades e os Estados onde eles acontecem - e para o país, no caso de eventos internacionais. Essas razões fazem com que seja necessário que o profissional de turismo, especialmente o de turismo de eventos, seja muito seguro, pois ele é gerador de confiança para todas as demais pessoas envolvidas. Precisa também ser responsável quanto ao respeito a prazos, à utilização de verbas e à realização de reuniões. Tem que ser capaz de entender e de corresponder às expectativas de todos. Precisa, acima de tudo, ter saúde, preparo físico, ser altamente capaz de criar suas próprias opções e de usá-las com a mais absoluta responsabilidade e ter muita paciência, autocontrole e e serenidade.
Na vida, nenhum benefício vem sem que a se dedique a merecê-lo. Os salários dos profissionais de eventos são muito animadores. No entanto, para se dar bem na profissão, o profissional - como o de qualquer outra atividade - tem que ter talento para isto, vocação, determinação, extrema força de vontade. Precisa estar sempre bem informado sobre todas as coisas importantes que acontecem no mundo. Também não é demais lembrar algo muito importante: tem que ter ótimo domínio de inglês, espanhol e pelo menos mais um outro idioma - preferentemente o francês. Mas veja bem: quanto mais idiomas você aprender, melhor será para você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.