segunda-feira, maio 03, 2010

"A área de ciências sociais oferece boas oportunidades de emprego bons salários?" - pergunta feita por Thaís

A leitora Thaís informou que está se preparando 
para o vestibular 
e quer saber se profissões da área de ciências sociais 
oferecem boas oportunidades de emprego 
e bons salários. 
Ela incluiu sua pergunta 
no espaço para comentários da postagem 
"IBGE oferece 191.972 vagas para quem deseja atuar 
no recenseamento deste ano".
Esta é a mesma pergunta 
que muitas pessoas costuma fazer
e requer uma resposta bem detalhada.
Por isto decidi respondê-la na forma de um artigo.
____________

A área de ciências sociais é muito ampla. Inclui tantas ciências e tantas atividades que não seria possível listar todas neste espaço. Citarei algumas para que vocês tenham uma idéia dessa amplitude: história, sociologia, educação, geografia, legislação, psicologia, comunicação social (jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, etc.) administração, linguística, etc. Inclui algumas atividades que fazem parte também das ciências exatas: contabilidade, administração, economia, sistemas de informação e outras. 
Não acreditem que determinadas profissões rendem melhores salários do que outras. Esta foi uma crença que durou por muitas décadas, mas que atualmente vem sendo desmistificada. A realidade é que o salário não depende da profissão, e sim da capacidade do profissional. O que conta não é o valor da profissão, e sim o valor do trabalho a ser oferecido pelo profissional. Ou seja, o mais importante não é saber quanto o empregador lhe oferecerá como salário, e sim você demonstrar quanto vale o seu desempenho. Quanto mais valores você agregar à sua capacidade profissional, maiores serão suas chances de obter emprego e bons níveis salariais. 

O que significa
"agregar valores à capacidade profissional"?

Você provavelmente já sabe que o século atual está sendo constantemente chamado de "o Século do Conhecimento". Isto quer dizer que, quanto mais valores você conseguir adicionar aos que você já possui, maiores serão as suas oportunidades de sucesso. "Agregar valores" significa estar constantemente, ininterruptamente, adquirindo mais e mais informações, mais conhecimentos, estar sempre disposto a participar de congressos, palestras, workshops, seminários, etc. Nunca diga que não tem tempo, quem estiver realmente interessado sempre encontrará tempo, de alguma forma. Tem gente que diz que gosta de leitura, mas não lê porque não tem tempo, mas quem realmente gosta sempre encontra tempo para ler. Em outras atividades acontece a mesma coisa. 
Não se limite apenas a assistir às palestras, seminários, etc. Durante esses eventos, participe ativamente fazendo perguntas, dando suas opiniões, demonstrando seu interesse sobre o assunto. Tome o cuidado de não tentar demonstrar que sabe tudo, pois isto parecerá falta de humildade. É preciso que o interessado em obter emprego tenha sempre atitudes que demonstrem que tem alta capacidade mas ao mesmo tempo está sempre interessado em aprender cada vez mais. Isto porque essas diferenças de salários - entre "altos" e "baixos" - ocorrem no mundo inteiro, e está comprovado que não é a profissão que define o valor salarial, é a capacidade demonstrada pelo profissional. Se alguém pretender se tornar médico apenas porque se acredita que médicos recebem salários altos ou recebem pagamentos altos por consultas, logo depois que tiver se iniciado nas funções profissionais, perderá clientes e possibilidades de emprego, porque logo se perceberá que ele não tem vocação para a medicina. O mesmo ocorre em qualquer outra área. 
Não vise salários altos, vise atividades para as quais você tem talento. Se conseguir isto, conseguirá realização pessoal e salários em ótimos níveis. Acredite, existem profissionais em mecânica de automóveis que, por terem talento para isto, ganham salários mais altos e cada vez mais clientes do que certos médicos, engenheiros, arquitetos, etc. Existem profissionais talentosos que começaram suas atividades como empregados em oficinas mecânicas e hoje são donos de empresas especializadas em manutenção que continuam se desenvolvendo, e existem médicos que tiveram que desistir da profissão em menos de um ano porque, apesar de formados em medicina, não tinham talento para isto.
Não se limite a fazer o que outros profissionais da sua área já fazem. Mantenha-se atualizado procurando saber o que os profissionais bem sucedidos estão fazendo (para isto, leia constantemente revistas, jornais, ouça e assista o mais frequentemente possível todos os noticiários de rádio e televisão que puder). Leia livros e revistas especializadas. Lembre-se que acabou a época em que se dizia que "médico tem que estar estudando a vida inteira". Atualmente, com o avanço da globalização e o consequente avanço da tecnologia da informação, profissionais de qualquer área, bem como quaisquer outras pessoas, tem que estar sempre reciclando seus conhecimentos a vida inteira. Isto faz com que você tenha a necessidade de ver o que os outros, em qualquer lugar do mundo, estão fazendo de melhor e se esforçar em fazer melhor do que eles. 
Se durante uma entrevista para emprego o entrevistador lhe perguntar qual é sua pretensão salarial, ou se esta pergunta estiver inserida num formulário, não diga quanto pretende ganhar, responda que você prefere ter a oportunidade de demonstrar o quanto seu desempenho vale - na verdade, ao fazer tal pergunta, é isto que o empregador quer saber. Antes de iniciar sua função profissional e também durante todo o tempo em que a exercer, não se limite a fazer o que outros profissionais já fazem, apresente sugestões inéditas. Baseie-se em idéias de outros, mas de forma que demonstre sua própria idéia para que o resultado do plano seja ainda melhor: isto é o que se chama "criatividade", e criatividade é o que empregadores e clientes mais exigem hoje em dia.
Você pode também não ter que depender de conseguir emprego e trabalhar por conta própria, usando para isto o chamado "espírito empreendedor". Para saber como conseguir apoio e orientações para isto, procure na internet os sites do Sebrae. O melhor mesmo é ir a uma agência do Sebrae em sua cidade e conversar pessoalmente com o responsável por ela (gerente, diretor presidente, gestor, etc.). 


3 comentários:

  1. Ola,

    Gostaria de obter informações sobre o mercado de eventos em geral ( diagnóstico ).
    Obrigada, fico no aguardo!
    Andrea Valeriano

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andréa!
    Por favor, leia o artigo "Turismo - sempre muitas oportunidades de emprego e de trabalho por conta própria".
    Muito obrigado por sua participação no "Profissões e Mercado de Trabalho".
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ola Elias,

    Agradeço a resposta, mas gostaria de algo específico na área de eventos e não de turismo, que inclusive ja encontrei, mas o meu foco é outro o Mercado Profissional de Um Organizador de Eventos que sai do foco de um turismólogo.
    Grata,
    Andrea Valeriano

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.