segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Mercado de Trabalho

Como em todo mercado, 
neste também ocorrem
oferta e procura,
compra e venda.

Há uma evidente preocupação por parte de muitos jovens com relação à escolha de suas profissões. O principal motivo de tantas apreensões é com relação a um fenômeno chamado "mercado de trabalho". Muitos deles já ouviram falar muito nisto, mas ainda não compreendem bem o que é.
Em qualquer tipo de mercado, quanto maior for a quantidade de um produto a ser comercializado, menor será o preço se a procura se mantiver no mesmo nível. Porém, se a procura pelo produto for maior do que a quantidade disponível à venda, o preço tende a ser menor. No mercado de trabalho, acontece a mesma coisa, e por isto é chamado de "mercado". Por isto é chamado de "mercado". Mas é um tipo de mercado específico, no qual o "produto" é o trabalho. O "preço" é  salário. Se a oferta de trabalho for maior do que o número de vagas oferecidas, o salário tenderá a ser maior. Se a procura for maior do que a oferta, o salário tenderá a ser menor. A isto se chama "lei da oferta e da procura".
Quando existem muitos profissionais à procura de emprego e não há ofertas suficientes específicas para sua profissão, ocorre um desequilíbrio chamado "saturação de mercado". Se houver excesso de oferta mas ocorrer falta de procura de profissionais pelos empregadores, as empresas deixam de procurar pessoas especializadas nessa profissão e buscam profissionais de outras áreas e com outras qualificações.
Em síntese, "mercado de trabalho" é isto.


Próximo artigo: "Frustração profissional - um perigo para o profissional e para a empresa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.